4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Indenpendente do Circuito Tela Verde - "Desafios e Propostas Socioambientais"

Descrição: O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação e Cidadania Ambiental, executada pelo Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática socioambiental. Ele ocorre em sintonia com os princípios e objetivos da Lei 9.795/99, que istitui a Política Nacional de Educação Ambiental, e com o Programa Nacional de Educação Ambiental. O Circuito surgiu em 2008 na tentativa de atender a demanda  dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar educação ambiental, sendo uma iniciativa que promove sensibilização, reflexão e mobilização dos públicos sobre o meio em que vivem, estimula a produção de materiais alternativos e independentes e leva filmes sobre a temática socioambiental para espaços exibidores dentro e fora do país. Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas da importância de suas ações nos processos de getão ambiental. A Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independete com Temática Socioambiental, parte do CTV, é organizada pelo PET - Conexões Gestão Ambiental e apresentada no IFRS - Câmpus Porto Alegre, um dos espaços exibidores espalhados pelo Brasil.
Duração: 6 de dezembro de 2012 a 3 de janeiro de 2013.
Programação (vídeos independentes exibidos):

   06/12 - "Espantalixo" e "Saindo da Lixeira"

   13/12 - "No Rumo do Uçá" e "Sítio Progresso"

   20/12 - "Quilombola das Lauráceas" e "Areia de Quissamã"

   03/01 - "Rede Guandu: produção e consumo Sustentável" e "Rio+20 Rio+Verde"

Galeria de Fotos

 

 

Educação Ambiental na Escola Anne Frank - Construindo Cidadania

Descrição: O projeto, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anne Frank - localizada no Bairro Bom Fim, em Porto Alegre, tem como objetivo geral contribuir no processo de formação de cidadãos atuantes, apoiados na estrutura ética, social, cultural e ambiental. Processo de conscientização iniciado a partir dos conhecimentos e das concepções dos alunos sobre meio ambiente, biodiversidade e recursos naturais, focando na necessidade de atitudes da sociedade que visem a preservação. Para tanto, serão realizadas aulas expositivas (vídeos), dialogadas (debates) e dinâmicas (jogos e atividades), em grupo e individual, buscando complementar valores e conceitos sobre meio ambiente, biodiversidade e os problemas que o Planeta vem enfrentando. Busca-se, também, através dessas atividades, proporcionar momentos de reflexão aos alunos para o fato de que o ser humano é apenas um dos componentes que integram o meio ambiente, e que cada um dos integrantes desse “todo” é imprescindível para o equilíbrio do nosso Planeta. Trata-se de uma abordagem com ênfase nos temas da sustentabilidade e da participação social com eixos que estimulam o desenvolvimento de um pensamento crítico.
Duração: janeiro de 2012 a agosto de 2013.
Para maiores informações acesse o site do projeto clicando aqui.

 

 

 

Curso de Gestão de Resíduos Sólidos

Descrição: Segundo a ONU, Porto Alegre é a metrópole brasileira com a melhor qualidade de vida do país, tendo coleta de resíduos sólidos domiciliares em 100% da população, contudo, mesmo assim, a quantidade desses resíduos não recicláveis, nem reaproveitáveis, aumenta anualmente. Evidencia-se, assim, a responsabilidade das IESs (formadoras dos futuros profissionais atuantes em diversas áreas do conhecimento) em terem uma gestão adequada de resíduos sólidos, auxiliando a promoção de um desenvolvimento sustentável através da sensibilização de professores, alunos e funcionários envolvidos na geração dos mesmos. Por isso, através de um curso sobre Gestão de Resíduos Sólidos direcionado exclusivamente aos prestadores de serviço de limpeza terceirizados do IFRS - Câmpus Porto Alegre objetiva-se sensibilizá-los sobre a problemática ambiental dos resíduos sólidos, tornando-os capazes de classificar os mesmos de acordo com o tratamento, a coleta e a destinação adequados aos quais devem ser submetidos. Além de dispor os conhecimentos teóricos sobre tecnologias de tratamento, disposição final, manejo adequado e principais doenças associadas ao manejo inadequado dos mesmos. 
Duração: 27 de setembro a 8 de novembro de 2012
Galeria de Fotos

 

 

PET CineMA

Descrição: Ciclo de vídeos no qual são exibidos filmes e/ou documentários sobre temas relacionados ao meio ambiente, seguindo-se uma discussão sobre o mesmo entre os participantes e organizadores do evento a fim de promover à comunidade interna e externa do IFRS um espaço de interação e troca de experiências, despertando os participantes para a problemática ambiental atual e, assim, incentivando-os a refletir e mudar suas atitudes quando ambientalmente incorretas.

 

Edição 2011

Duração: 26 de setembro a 21 de novembro de 2011
Programação (documentários exibidos):

   - A última hora;

   - O veneno está na mesa;

   - Fluxo pelo amor e pela água;

   - Quem matou o carro elétrico.

 

Edição 2012

Duração: 9 de maio a 28 de junho de 2012
Programação (documentários exibidos):

   - Foodmatters - O alimento é importante;

   - A era da estupidez;

   - The cove - A baía da vergonha;

   - Home - O mundo é nossa casa.

 

 

Escola Aberta

Descrição: O Escola Aberta, um projeto gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED), visa contribuir na melhoria da qualidade da educação, na inclusão social e na construção de uma cultura para a paz, beneficiando 35 escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade da cidade. Em 27 de abril de 2011, buscando a integração do grupo com essas comunidades a partir da educação ambiental e da inclusão social, o PET Conexões de Saberes - Gestão Ambiental do IFRS - Câmpus Porto Alegre consolidou sua participação no projeto, iniciando suas atividades na Escola Municipal de Ensino Fudamental Migrantes, situada na Vila Dique, e, posteriormente, voltou a aplicar atividades semelhantes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada no bairro Mario Quintana.
Duração: Abril a junho de 2011.
Programação: Quatro oficinas teórico-práticas que integraram educação ambiental, saúde e geração de renda, ministradas pelos próprios petianos e ofertadas em sábados independentes, tendo os seguintes temas:

   - Lixo;

   - Segurança Alimentar;

   - Água;

   - Biodiversidade.

Galeria de Fotos: E. M. E. F. Migrantes

 

 

Dia Internacional do Planeta Terra

 

No intuito de incentivar a reflexão sobre as ações antrópicas e suas consequências no planeta, o Dia Internacional do Planeta Terra, comemorado em  22 de abril, foi divulgado em 2011 através do flyer ao lado, publicado nos sites do grupo PET Conexões - Gestão Ambiental e do Câmpus Porto Alegre do IFRS. A partir dele, tem-se acesso a uma página contendo a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. O documento busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

 

 

Dia Mundial da Água 2011

Descrição: Celebração do Dia Mundial da Água através de palestras relacionadas a temática da mesma e voltadas à comunidade acadêmica, visando a multiplicação de saberes, a reflexão e a formação de pensamento crítico. O evento, avaliado por seus partipantes de maneira satisfatória, contou com a presença de mais de 70 discentes, docentes e  técnicos administrativos provenientes de diversos cursos e instituições, e foi uma experiência bastante enriquecedora aos petianos, agregando a eles novas práticas e conhecimentos.
Duração: 22 de março de 2011.
Programação:

   - Água: Fonte de Vida

     Liliana Dutra dos Santos (Eng. Química - UFRGS; Mestre Eng. Química na Área Ambiental, Tratamento de Efluentes - UFRGS)

   - Variação das Geleiras da Cordilheira (Bolívia) entre 1972-2009

     Ana Maria Sanches (Geógrafa - UFRGS; Mestre em Geociências da Área de Geologia Marinha - UFRGS)

   - CECLIMAR/UFRGS: Contribuindo para a Gestão das Águas

     Cacinele Mariana da Rocha (Química Industrial - UNISC)

Colaboradores: Doceria Pão do Céu e Curso de Panificação e Confeitaria do IFRS - Câmpus Porto Alegre.
Galeria de Fotos

 

 

 

Semana do Meio Ambiente: Uma Visão Sustentável

Descrição: Na "Semana do Meio Ambiente" o grupo PET Conexões - Gestão Ambiental promoveu palestras e oficinas integrando diversas áreas à sustentabilidade, objetivando conscientizar os participantes que os seres humanos são parte integrante do meio ambiente e, por isso, ele deve ser incluído em nossos projetos pessoais. 
Duração: 6 a 10 de junho de 2011.