5 de setembro

DIA DA AMAZÔNIA

 

Amazônia: Reserva ambiental vital para o mundo!

 

A Amazônia desempenha importante papel para a manutenção da vida, uma vez que contribui com o equilíbrio climático do planeta, equilíbrio ambiental e para a conservação dos recursos hídricos. Também é berço de incalculáveis espécies endêmicas, sendo que algumas já estão ameaçadas de extinção. Possui importantes matérias-primas alimentares e medicinais, além de ser território de povos indígenas.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a Amazônia é a região mais  rica do planeta em biodiversidade. Ocupa um território de pouco mais de 4 milhões km². Estima-se que o bioma possua cerca de 25 mil espécies de  árvores, e trinta mil espécies de plantas. Quando fala-se em fauna, os números são ainda maiores.

Mesmo diante de todas essas características, recentemente o governo publicou um decreto que extinguiu a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), correspondente à uma área com mais de quatro milhões de hectares,  rica em em ouro, ferro, manganês e tântalo. A Renca é uma área de extrema importância para a biodiversidade, considerando que cada área da Amazônia possui características diferentes e que devem ser preservadas.

 

SAIBA MAIS EM:

 http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/dia_da_amazonia/ 

http://www.mme.gov.br/web/guest/pagina-inicial/outras-noticas/-/asset_publisher/32hLrOzMKwWb/content/governo-federal-extingue-reserva-nacional-de-cobre-e-seus-associados-renca

 

 

 

11 de Setembro
DIA NACIONAL DO CERRADO


Cerrado: Região de culturas ímpares!

O Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. Ao mesmo tempo, é considerado um hotspot mundial para a conservação da natureza (alta riqueza de biodiversidade e extremamente ameaçado). 
A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de UC’s.

SAIBA MAIS EM: 
http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?41225%2F11-de-Setembro-Dia-Nacional-do-Cerrado