Venha visitar o PET no 8° andar - torre Norte

 

Educação Ambiental: presente e futuro

20/01/2012 14:37
As mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente colocam em foco as questões ambientais como uma das prioridades a serem debatidas pelas nações. Nesse contexto, as conferências sobre o meio ambiente buscam definir metas, a serem atingidas pelos países membros, para a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. No entanto, os resultados desses encontros vêm sendo questionados pela dificuldade que alguns paises apresentam em concretizarem mudanças significativas. Enquanto esperam-se medidas reais por parte dos governos, é possível que cada cidadão contribua para uma mudança a nível local, em sua comunidade, através da prática da Educação Ambiental nos ambientes escolares e na comunidade externa.
A Educação Ambiental ganha cada vez mais espaço nas escolas e as crianças são importantes instrumentos de multiplicação de ações nesses locais. Na cidade de Ipojuca/PE, crianças e jovens do ensino fundamental e médio da Escola Professor Aderbal Jurema participaram, no ano de 2011, do Projeto “Minha Escola, Meu Jardim, no qual eles aprenderam a destinar corretamente o lixo, tendo, ainda, a oportunidade de passar esse conhecimento para a comunidade próxima à escola.”. Em Sorocaba/SP, as práticas de Educação Ambiental já estão sendo estimuladas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a qual coordenará o curso “Educação Ambiental para todos”, uma capacitação destinada a qualquer cidadão que queira ser um agente multiplicador dos conceitos e práticas de consumo consciente e sustentabilidade.
Nota-se, portanto, que a Educação Ambiental está sendo consolidada nos diferentes ambientes da sociedade, tanto de modo formal, quando o indivíduo é capacitado com conceitos e práticas pedagógicas, quanto informal, quando ele leva aquilo que aprendeu a sua comunidade. A sociedade, bem como cada cidadão, tem a responsabilidade de continuar buscando essa mudança de atitudes através de um posicionamento crítico frente aos acontecimentos sociais, econômicos e ambientais. Somente as mudanças locais poderão fazer a diferença de forma global, as quais servirão de exemplo para inspirar nações e governos a mudar para melhor o futuro ambiental do nosso planeta.

 

Escrito por  Pedro Hasstenteufel,

estudante de Tecnologia em Gestão Ambiental no IFRS - Câmpus Porto Alegre.

 

PET - EDITORIAL

  Sustentabilidade X Limitação dos Recursos Naturais                Sustentabilidade não representa apenas crescimento, pois este, isolado, não garante estabilidade ao futuro. A preocupação apenas com os recursos disponíveis no presente nos...
As mudanças climáticas que estão ocorrendo atualmente colocam em foco as questões ambientais como uma das prioridades a serem debatidas pelas nações. Nesse contexto, as conferências sobre o meio ambiente buscam definir metas, a serem atingidas pelos países membros, para a redução das emissões de...